A história de um gigante

O Mineirão foi inaugurado em 5 de setembro de 1965 e elevou o patamar do futebol mineiro. Com a inauguração do Gigante com capacidade para 130 mil torcedores, os clubes da capital começaram a enfrentar de igual para igual os clubes do Rio de Janeiro e São Paulo. Palco de partidas inesquecíveis e títulos históricos, o Mineirão foi totalmente reformado para a Copa das Confederações/2013 e Copa do Mundo 2014. O estádio foi palco de três partidas do evento teste da FIFA e sediou seis jogos da Copa do Mundo, inclusive uma das semifinais.

Mineirão

Administração

O Mineirão é administrado pela Minas Arena, uma Sociedade de Propósito Específico criada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo de Minas, para executar as obras de modernização e gestão, por 25 anos, do Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão.

Tecnologia

O Mineirão possui vasta tecnologia implantada em todo o seu complexo. Como destaque, o sistema de iluminação inteligente, que permite o controle automático da intensidade da luminosidade das lâmpadas. Com isso, é possível atingir uma economia de até 30% na conta de energia.

Ainda sobre economia, as centrais de água gelada do sistema de ar condicionado são totalmente automatizadas, possibilitando programação horária de funcionamento e controle de manutenção. Todas as portas do Estádio possuem controle de acesso e em todos os ambientes foram instalados detectores de incêndio.

O sistema de sonorização ambiente possui aproximadamente 3 mil caixas acústicas, utilizadas para difundir informações, músicas ou mensagens/alarmes de emergência. Todos os sistemas estão integrados a um software de gerenciamento predial (BMS), que possibilita o acesso e o controle de forma remota, gerando economia e contribuindo para a sustentabilidade do Gigante da Pampulha.