- Qual é a capacidade do Novo Mineirão?
O Mineirão tem 62.160 assentos cobertos e com boa visão do campo de jogo.

- Quanto custou a obra?
Nas duas primeiras etapas, consideradas de preparação, foram investidos R$ 11,7 milhões, com recursos do Governo de Minas. A terceira etapa, responsabilidade da Minas Arena, foi orçada em R$ 654 milhões, com recursos da empresa.

- O que é parceria público-privada?
A parceria público-privada (PPP) é uma modalidade de prestação de serviços públicos em que a iniciativa privada executa determinado projeto, em troca da exploração do bem público ou de remuneração direta. No caso do Mineirão, a Minas Arena executa as obras de reforma, em troca dos direitos de exploração comercial do estádio por 25 anos.

- O Mineirão possui novas estruturas de acessibilidade para pessoas com deficiência?
Sim. Pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou de obesidade contam com cadeiras específicas em todos os setores do estádio, vagas de estacionamento, facilidades de acesso ao interior do estádio e sanitários adaptados. Além disso, cadeiras de rodas estão disponíveis para facilitar a locomoção por todo o complexo.

- Como é o estacionamento do Mineirão?
O complexo do Mineirão conta com estacionamento com 2.925 vagas, sendo 1.884 cobertas e 1.041 ao ar livre, todas com controle de acesso e segurança. As outras 225 vagas são destinadas a pessoas com deficiência, motos, bicicletas, carga e descarga, bombeiros, viaturas policiais e pessoal em serviço.

- Como é a cobertura do Mineirão?
A nova cobertura é feita de PTFE, uma membrana especial parcialmente translúcida. Assim, ela protege os espectadores da chuva sem prejudicar a insolação do gramado. Um moderno tratamento a base de titânio impede que partículas de sujeira acumulem-se sobre a membrana, fazendo com que ela seja autolimpante.

- O Mineirão conta com algum sistema de segurança especial?
Sim. Especialistas são responsáveis por operar um sistema de câmeras instaladas por todo o complexo. Há 364 câmeras instaladas, 98 delas com zoom de 36X. Equipes treinadas estarão sempre a postos para orientar o visitante a qualquer instante.

- Como ficam as tradições do Mineirão, como o tropeiro e os ambulantes?
O Mineirão mantém as tradições e, melhor ainda, oferece novas opções de lanches e refeições, incluindo um restaurante com vista para o campo.

- Por que o Mineirão é considerado uma arena multiuso?
A partir da reforma, o estádio passou a ser um complexo para a realização não só de partidas de futebol, mas também de eventos culturais, religiosos e outras modalidades esportivas, seja em seu interior ou na Esplanada, uma gigantesca praça na área externa, com 80 mil metros quadrados de área. Além disso, ele passou a contar com lojas, bares, restaurantes e um museu destinado ao futebol, funcionando diariamente para atender os visitantes.

- O Mineirão obedece aos requisitos de sustentabilidade?
Sim. Desde a obra até a operação, os requisitos ambientais, sociais e financeiros de sustentabilidade são atendidos em iniciativas como reaproveitamento do concreto como brita, destinação correta de resíduos, produção de energia elétrica em painéis fotovoltaicos, descargas e torneiras inteligentes, reservatório para acúmulo de água de chuva, contratação de detentos na obra, oferta de cursos de alfabetização aos operários e várias outras.

- Por que foi necessário rebaixar o gramado e demolir as arquibancadas?
O rebaixamento do gramado em 3,4m foi feito para garantir visibilidade total de qualquer lugar do estádio. As arquibancadas foram demolidas para dar lugar a uma estrutura que oferece maior conforto e segurança, de acordo com os padrões dos melhores estádios do mundo.

- A reforma muda a “cara” do Mineirão?
Não. A fachada do Mineirão é tombada pelo Patrimônio Histórico e foi integralmente preservada.

- O Mineirão continua balançar com a vibração da galera?
Sim, porém dentro de níveis de monitorados, oferecendo maior conforto e segurança ao torcedor. Modernos amortecedores foram instalados sob as arquibancadas.

- Quais serão os jogo da Copa do Mundo FIFA de 2014 no Mineirão?
O Mineirão vai sediar seis partidas da Copa do Mundo FIFA 2014, sendo quatro na primeira fase. Caso a Seleção Brasileira classifique-se em primeiro lugar em seu grupo e avance na competição, jogará as quartas de final e a semifinal em Belo Horizonte. Confira os jogos:

1ª Fase                                                                                                          
14/06/14, sábado: Colômbia x Grécia
17 /06/14, terça-feira: Bélgica x Argélia
21/06/14, sábado: Argentina x Irã                                                       
24/06/14, terça-feira: Costa Rica x Inglaterra

Oitavas de Final

28/06/14, sábado

Semifinal

08/07/14, terça-feira

Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – Pampulha, Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil